WackoWiki: Saiba Sobre Wiki

https://wackowiki.org/doc     Version: 3 (05.11.2019 05:41)

Saiba Sobre Wiki

Wiki é a palavra no dialeto havaiano que significa "rápido" e que serviu para dar nome a um conceito criado em 1995 por Ward Cunningham[link1] como uma aplicação de software aberto.

Várias adaptações foram sendo desenvolvidas desde então, a maior parte delas adaptando a implementação original para diferentes linguagens de programação. O Wiki foi sendo cada vez mais adotado tanto como plataforma de publicação de conteúdo quanto para colaboração e comunidade online.

"Um wiki, na web, é um recurso que determinada sociedade, ou grupo, decide administrar. O conjunto de regras de tal sociedade define o propósito e os limites para o wiki. Os recursos de um wiki (tanto físicos quanto intelectuais) podem ser particionados e repartidos, como for mais adequado, à qualquer momento."

(Também conhecido como WikiSite) é uma tecnologia de servidor colaborativo, "open source", que possibilita aos seus usuários acessar, procurar e editar páginas de hipertexto em um ambiente de tempo real. Estes servidores são uma ferramenta crítica para coordenar documentos, bancos de dados e projetos colaborativos de forma efetiva e eficiente.

Diferentemente de muitas outras alternativas, um Wiki suporta atributos e estruturas definidos pelos seus usuários de forma flexível, é fácil de usar, de acordo com as tecnologias e padrões correntes, e requer muito pouco investimento tanto em hardware como em software e treinamento."

Para que serve?

O wiki pode ser utilizado para diversas finalidades:


Quais os benefícios do wiki?

O wiki pode fornecer diversos recursos:





Saiba como usar o WikiSite:

Proprietário da página:
O proprietário da página tem os direitos sobre ela, podendo, inclusive alterar suas permissões. Por definição, o sistema deixa todas as páginas abertas para Leitura, Escrita e Comentários. O proprietário pode, alterando os conteúdos dos campos de permissões (substituindo o asterisco de "todos" pelo(s) nome de usuário(s) cadastrados no wiki), permitir que apenas determinados usuários tenham acesso necessário à sua página. Estes usuários devem estar préviamente cadastrados no wiki e seus nomes devem estar entrar no formato que pede o sistema, saiba mais em NomeDoWiki.


Artigos sobre Wiki