Wiki Desenvolvimento Colaborativo

A utopia parece se tornar realidade. Criado em 1995, por Ward Cunningham, a filosofia do Wiki, uma das ferramentas mais populares para a criação coletiva de conteúdo, se espalhou incontrolavelmente pela Internet e gerou projetos de grande destaque e valor.


O projeto mais visível baseado na filosofia Wiki é o wikiPedia (Open Content Encyclopedia) que fica em https://www.wikipedia.org.


O Projeto WikiPedia tem por objetivo criar uma enciclopédia livre, completa e precisa. O trabalho se iniciou em janeiro de 2001 e conta hoje com aproximadamente 150.000 verbetes publicados (a maior parte em inglês). Um número crescente de artigos está sendo traduzido para mais de uma dezena de idiomas. A qualidade dos artigos é surpreendente.


Quando se leva em conta que qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema e publicar artigos, é dificil de acreditar que algo de bom possa emergir de um sistema tão caótico. A Internet veio provar que isto não é verdade. O wikipedia não é o primeiro projeto colaborativo estabelecido nestas bases. Na verdade, ele se apoia filosoficamente em outras iniciativas de grande sucesso como o projeto Dmoz, que é uma iniciativa de criação de um catálogo da Internet com semelhança do Yahoo! e do próprio GNU/Linux e do software livre em geral.


Os criadores da Wikipedia tomaram como ideal básico o princípio de que a própria comunidade é capaz de fiscalizar o seu conteúdo, eliminando as imperfeições ao longo do tempo.


A maior parte dos softwares para criação de Wikis são livres e gratuitos e existem diversas opções disponíveis, que seguem os seus princípios básicos.


  1. http://www.c2.com Onde tudo começou
  2. http://wiki.c2.com/?WardCunningham Página de Ward Cunningham, criador do primeiro Wiki
  3. Wikipedia
  4. Capítulo 4, em formato PDF, do livro “The Wiki Way”

Show Files (1 file)

Comments