Ferramenta Wiki

Ferramenta dos anos 90, que possibilitou a criação da primeira enciclopédia digital, já tem filhotes


Um dos apelos mais sedutores na fase de implantação da internet era a sua tão propalada capacidade de disseminar de forma rápida e democrática o acesso a informações. Outros vislumbravam uma infinidades de redes moldando um ambiente propício à construção coletiva do conhecimento, assim entendida a informação associada a um propósito comum.


Demorou pouco para que a primeira parte da profecia se concretizasse e quase uma década depois surgem os primeiros indícios de que também o sonho está bem perto de se tornar realidade. Para quem duvidava ou até mesmo para quem acreditava, mas não enxergava um jeito prático de fazer, Wikipedia é a resposta capaz de juntar uns e outros.


Wikipedia, com o próprio nome denuncia, é uma enciclopédia, embora com características bem diferentes de todas aquelas que existem por aí. Começou em 2001 com uma proposta audaciosa na internet: construir a partir de uma página praticamente vazia a maior enciclopédia já imaginada pelo ser humano, de forma inteiramente livre não apenas sob o ponto de vista da produção, mas também do conhecimento que viesse a ser gerado por ela.


Até o início da semana, 16 mil voluntários espalhados pelo mundo entenderam a proposta e atendaram o convite. Hoje, a Wikipedia http://www.wikipedia.org abriga mais de 700 mil artigos sobre todas as áreas do conhecimento e uma coleção de 250 mil verbetes detalhados em pelo menos uma centena de idiomas. É, talvez, o maior trabalho coletivo já realizado pelo homem no campo do conhecimento.


A princípio, qualquer página da Wikipedia pode – e até deve – ser copiada, editada e modificada livremente, de forma online. Qualquer um, a qualquer momento, pode – e até deve – contribuir para que ela se torne maior e melhor, acrescentando um novo verbete ou ampliando a definição de um já existente, escrevendo um artigo, produzindo uma resenha de um determinado livro ou simplesmente traduzindo para o idioma que domina aquilo que originalmente foi publicado em outra língua.


Basta clicar na página, modificar ou criar um novo conteúdo e salvar as alterações. A página modificada vai imediatamente para o ar até que alguém repita o processo, alterando ou acrescentando algo que tenha escapado a você. A qualquer hora é possível ver as páginas anteriores e um descritivo sobre o que foi alterado. No domingo à noite, por exemplo, estavam sendo trabalhados simultaneamente 6.629 artigos diferentes em língua portuguesa.


Embora administrada por uma fundação sem fins lucrativos, a Wikipedia não tem dono. Literalmente. Quando foi lançada, muita gente argumentou que um projeto como esse, totalmente aberto e descentralizado, teria a sua qualidade comprometida em um curto espaço de tempo, o que não ocorreu. Os próprios voluntários fiscalizam o conteúdo, eliminando incorreções ou impedindo a ação de pichadores digitais.


A idéia partiu dos mesmos criadores da Nupedia, uma outra enciclopédia digital, mas com uma diferença fundamental: a Nupedia conta com um conselho editorial, composto por especialistas em várias áreas de conhecimento, que cuidam de aprovar, previamente, toda e qualquer informação disponibilizada na rede.


Tanto a Nupedia quanto a Wikipedia só se tornaram possíveis graças a um software extremamente simples e inteiramente aberto, batizado como Wiki http://www.wiki.org, uma palavra de origem havaiana que quer dizer «super-rápido» – conforme uma das definições constante na própria Wikipedia.


Significa que a própria ferramenta, o wiki, pode ser inteiramente adaptada de acordo com os objetivos de cada projeto ou interesse de uma determinada comunidade.


Com tantas facilidades, era natural que o wiki, criado em meados dos anos 90 por Ward Cunningham, gerasse filhotes. Atualmente estão disponíveis na internet cerca de 50 ferramentas desenvolvidas ou baseadas no software original. É possível conhecer a história do primeiro wiki a partir do endereço www.c2.com/cgi/wiki. Um manual de wiki está disponível em http://pt.wikipedia.org, o endereço “oficial” da Wikipedia para os países de língua portuguesa. Vou correndo criar o meu.

Comments